Kusudama Curler

Postado por Adriana Higa às 20:29 1 comentários


Este é o Kusudama Curler!
O primeiro da foto e menor foi feito com 28 peças e papel de origami import. e o segundo e maior com 12 peças e papel color set.

Soube mais tarde que o papel para o Curler não pode ser muito fino ou seja o papel de origami não foi uma boa escolha. Nota-se bem a diferença com o Curler feito com papel color set que ficou com os "caracóis" bem mais definido.

As peças são fáceis de fazer. Agora a montagem pode parecer simples a "primeira vista" por ser apenas encaixado mas me "enrolei" toda até entender bem o esquema. Um ótimo passo a passo da montagem que me ajudou muito foi este: http://origami.paginas.sapo.pt/encaracolado.htm



Os vídeos abaixo ensinam a fazer as peças e a montagem:





Caso prefira o diagrama segue abaixo: (Clique na imagem para ampliar)




Espero que tenham gostado!
Obrigada pela visita ^^

Simbologia do Kusudama

Originalmente concebido para perfumar ambientes e ajudar na cura de doenças ou afastá-las, assim Kusu (remédio) + Dama (bola). Dentro de cada kusudama, que ficavam na cabeceira das camas eram colocadas remédios ou ervas aromáticas.

O cordão embaixo do kusudama simbolizava um caminho para canalizar toda a energia da bola que era digirida para a pessoa abaixo ou para o ambiente. Normalmente o cordão é feito com só um pingente que, por seus fios, ajuda a distribuir e espalhar a energia do kusudama.

Atualmente os Kusudamas não possuem mais fins medicinais, alguns dobradores colocam dentro de seus kusudamas cânforas ou essências. Kusudamas podem ser colados, encaixados ou até mesmo costurados. Fonte: Wikipedia

Origami Fashion

Postado por Adriana Higa às 02:20 2 comentários

Origami Fashion
Livro de Origami ensina a fazer roupas, sapatos e muito mais com papel


Pois bem, se origami em si já é super bacana, imagina um origami fashion!? ;)

O "Fashion Origami Set" é um kit que vem com um livrinho com instruções de dobradura de peças de roupa, chapeus e até lingeries e acessórios em miniatura. Os papéis coloridos já vem incluso com o livro.


O Kit vem com 120 papéis coloridos para origami e um livro de 28 páginas muito bem ilustradas e coloridas.

As miniaturas ficam a coisa mais fofa do mundo!
No site fredflare.com, o livro sai por $12.

O vídeo abaixo mostra como é feito o origami de um par de sapatos.

Jóias inspiradas em Origami

Postado por Adriana Higa às 00:26 1 comentários

Jóias inspiradas em Origami
A técnica japonesa dá nome à marca francesa que cria acessórios em forma de dobradura.




Já pensou em ter uma jóia em formato de origami?

Os designers franceses Claire Naa e Arnaud Soulignac são responsáveis pelas criações da Origami Jewellery, e as joias fazem jus ao nome da marca. São pingentes e brincos inspirados na técnica japonesa de dobradura, e a primeira peça lançada foi feita à imagem do icônica pássaro de papel do Japão, o Tsuru.

A inspiração da dupla veio através de um amigo que os ensinou a arte de dobrar papel e a primeira versão das jóias era feita de arame e papel, porém, percebendo a grande beleza das peças decidiram fazer uma coleção em prata, prata pintada de preto e banhada a ouro.

A dupla foi ao país conhecer de perto o trabalho delicado que tem infinitas possibilidades. Na volta, foi lançada a primeira coleção feita em papel. Depois do pássaro vieram outros animais, além de peças geométricas, e em 2008 surgiu a linha em ouro e prata reproduzindo os traços do trabalho manual.

Hoje, a marca é vendida em várias lojas europeias e em endereços virtuais que entregam em todo o mundo.

Mais fotos em Origami Jewellery.

Origami com papel higiênico

Postado por Adriana Higa às 03:28 0 comentários

Origami com papel higiênico
Artistas criam dobraduras para decorar banheiros de hotéis e eventos


Já pensou em entrar no banheiro e se deparar com papel higiênico dobrado perfeitamente formando um lindo pássaro? Origami, a arte japonesa de dobrar papel, tem uma curiosa variante chamada origami de papel higiênico toilegami ou usar o papel higiênico para as figuras de formas diferentes.


De pássaros a coração, artistas criam técnica de origami em papel higiênico

As figuras são formadas no final do rolo de papel. O site toilet paper origami (http://toiletorigami.com) ensina como transformar um simples rolo de papel higienico num item de decoração super cobiçado. A idéia já vem sendo adaptada para decoração em vários hotéis e eventos. O resultado final é super divertido.

Abaixo o passo a passo de alguns toilegami:

Triângulo



Diamante



Leque



Vaso de Flores



Diamante com leque





Neste vídeo explica como fazer um coração:

Tsuru (grou ou cegonha) - Passo a passo

Postado por Adriana Higa às 10:06 17 comentários


A figura do Tsuru é uma das mais populares e belas dentro do Origami.

O “tsuru” (cegonha ou grou), ave sagrada para o povo Japonês é um pássaro que segundo a lenda vive 1000 anos. Considerada símbolo de sorte, paz, felicidade e longevidade, motivo pelo qual é bastante utilizada em comemorações festivas, fazendo-se presente nos enfeites e embalagens.


Para os origamistas tradicionais, a figura do tsuru é a mais perfeita possível, pois sua base – a base do pássaro, serve para a criação de inúmeras outras figuras.


Conta uma antiga lenda japonesa, que quem dobrar mil tsurus e fizer o seu pedido a cada um deles, depositando toda a sua fé e esperança, verá o seu desejo realizado. Em função dessa lenda, o pássaro se tornou símbolo de esperança.

Aprenda a fazer este lindo "passarinho da sorte" com o passo a passo a seguir:
























Ficou com alguma dúvida em algum passo? Veja os vídeos abaixo:





Boas dobras =D
Bjos!

Dica

Você pode fazer inúmeros objetos decorativos usando o Tsuru. Uma sugestão é fazer um móbile com vários tsurus prendendo com a linha, cordão ou fitas em um aro, bambu ou galhos de árvore. Enfim, use a imaginação e com certeza ficará muito bonito!

Estrela ou estrelinhas da sorte (Lucky star)

Postado por Adriana Higa às 23:42 11 comentários


Não são lindas estas estrelinhas?
O melhor é que são muito fáceis e simples fazer! Depois de prontas, você pode encher um pote de vidro e decorar ambientes ou dar de presente, também são usadas em kusudamas, chaveiros, brincos, etc.


Você precisará cortar o papel em tirinhas ou pode comprá-las prontas em lojas de produtos orientais. Estas da foto comprei na Liberdade-SP por R$ 3,90 cada pacote. (Nota: Os dois primeiros da foto, medem 0,8cm de largura e 15cm comprimento; o último que vem enrolado mede 0,9cm de largura e 22cm de comprimento e foi o que mais gostei. Por ser mais comprido foi mais "fácil" dar o formato as estrelas.)


O tamanho do papel varia de acordo com o tamanho desejado da estrela. Na foto, as medidas dos papéis foram:

2cm = 1,25cm de largura x 30cm de comprimento
1,70cm = 1cm de largura x 30cm de comprimento
1,50cm = 0,9cm de largura x 22cm de comprimento
1,30cm = 0,8cm de largura x 15cm de comprimento


Os papéis que usei foram color plus, sulfite, papel import. de origami (colado) e papel import. lucky star.


Alguns chaveiros, pingente para celular que fiz =D


Montei um passo a passo abaixo de como fazer:



















Observações:
No início, suas estrelas podem parecer só um "papel amassado" mas com a prática e jeito ficaram cada vez mais com formato de estrela.

As voltas do papel não podem passar exatamente no mesmo lugar que a dobra anterior, devem acompanhar as laterais para manter sempre o formato do pentágono.

Também não se deve vincar demais as dobras (não se deve passar a unha para vincar o papel) isso dificultará o momento de deixar a estrela fofinha.

Experimente papéis diferentes! O papel influencia bastante no resultado final.
Good Lucky!

Ficou com dúvida em alguma passo? Veja o vídeo abaixo:



Espero que tenham gostado!
Bjos ^^

Breve comparativo da Estrela da Sorte e a nossa vida:

“Começamos nossa vida ‘enrolados’ (como o nó inicial) e temos um longo caminho a percorrer (a tira comprida do papel). A medida que caminhamos, descobrimos que sempre somos levados para uma direção certa. Cabe a nós fazer os ajustes e não perder o objetivo de vista (temos que manter o papel sem folgas a medida que enrolamos e caminhamos). No final, tudo se encaixa (a ponta final) e, mesmo que a vida apresente dificuldades (os beliscões), todos podemos atingir nosso objetivo que é ser uma estrela!”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...